Qual a diferença entre fios e cabos?

Ao trabalharmos no ramo elétrico é comum ouvirmos frases do tipo “preciso de um fio para fazer a instalação elétrica do chuveiro na minha casa” ou até mesmo “esse cabo precisa ser conectado a caixa de som”. Porém, será que esses termos são usados de maneira correta? Será que fio e cabo representam a mesma coisa?

Conhecendo o cenário

Para que possamos entender um pouco mais sobre os termos fios e cabos, vamos analisar o seguinte cenário onde temos a estudante de engenharia elétrica Giovanna que possui um projeto em sua faculdade onde deverá montar um circuito eletrônico em uma placa de ensaio parecido com a imagem abaixo.

Arduino, Circuito, Cabos, Placa De Ensaio, Levou

A Giovanna, uma aluna muito estudiosa, fez os cálculos necessários e chegou a conclusão que vai precisar de um condutor elétrico com 0.50mm² de seção nominal.

Sabendo que a Cabolider é uma referência no mercado de fios e cabos elétricos, ela decide consultar nossos atendentes, dizendo que está realizando um projeto na faculdade e passa as especificações da seção nominal do material.

Eis que nesse momento a Giovanna se vê com duas opções de compra, um cabo elétrico com seção nominal de 0.50mm² e um fio sólido com seção nominal de 0.50mm².

Poxa, e agora? A estudante não sabia que existe essas duas opções, será que ela deve comprar um cabo ou um fio elétrico?

Fio x cabo

Para ajudarmos a estudante a entender a diferença, vamos analisar as duas imagens abaixo, onde na esquerda temos um fio elétrico e na direita temos um cabo elétrico.


Repare que o fio elétrico é composto por apenas um filamento condutor em seu interior, enquanto que o cabo elétrico é composto por múltiplos filamentos condutores.

A quantidade de filamentos internos é a principal diferença para referenciar fios e cabos elétricos, mas em termos práticos, que diferença isso ocasiona no material?

Pelo fato do fio elétrico possuir apenas um filamento condutor, isso faz com que o material se torne mais rígido, sendo principalmente utilizado em ambientes onde o material não deverá ser manuseado com frequência nem passar em ambientes com curvaturas.

O cabo elétrico, pelo fato de possuir múltiplos filamentos com uma espessura muito fina, faz com que o material se torne flexível, sendo indicado para ambientes onde o mesmo deverá passar por superfícies irregulares que necessitem dessa flexibilidade do material.

Olha só quanta coisa a Giovanna pode aprender nessa consulta que fez junto a Cabolider, mas para seu projeto de faculdade, será que ela deverá usar fio ou cabo elétrico?

Como a estudante comentou que a aplicação do material será em uma placa de ensaio de um circuito elétrico, perceba que o material não passará por superfícies irregulares com curvaturas e quando a conexão for feita, pouco provavelmente será manuseada de novo, sendo assim um caso de uso de fio elétrico.

Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo para interagir com a gente 🙂  

A Cabolider se orgulha por atuar no mercado de fios e cabos elétricos desde 1968, possuindo certificações reconhecidas internacionalmente. Possuímos uma vasta linha de produtos, atendendo os ramos de iluminação, sonorização, informática , automação e cabos especiais que são feitos de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato através do e-mail cabolider@cabolider.com.br para saber mais a respeito.

Post Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *